Frank Vincent Zappa

(1940 – 1993)

Frank Vincent Zappa – Começou a tocar guitarra ainda no colégio e formou bandas com nomes estranhos como The Omens e Captain Glassplack & His Magic Mufflers.

Em 1960 compôs a trilha sonora do filme The World Greatest Sinner, em 1963 compôs outra trilha, Run Home Slow.

Em 1965 juntou-se à banda de rhythm-and-blues The Soul Giants ; em breve ele estaria liderando a banda e dando a ela uma estampa surrealista, surgia The Mothers Of Invention. Em breve o álbum Freak Out!, estaria fazendo sucesso nos meios ‘underground’ californianos. Juntamente com We’re Only In It For The Money e Cruising with Ruben and The Jets, estes trabalhos constituiriam os primeiros álbuns ‘conceituais’ da história fonográfica (sendo Freak Out o primeiro LP Duplo de Rock&Roll já lançado), que vinham para destroçar tudo e todos no estilo de vida da californiano. A banda tornou-se a voz da total oposição artística, política e social ao ‘Establishment’, ingredientes fartos no trabalho dos Mothers. Zappa produziu, ainda, um filme, 200 Motels, ressaltando as delícias de atividades sexuais itinerantes.

Em 1971, Londres, Trevor Charles Howell subiu ao palco e empurrou Zappa para dentro do fosso da orquestra. Zappa quebrou uma perna, um tornozelo, teve danos na coluna, e fraturou o crânio. Sua laringe sofreu um esmagamento, o que fez sua voz descer 1/3 de oitava. Outros incidentes forçaram Zappa a contratar um guarda-costas.

Em 1982 um show Palermo na Sicília, terra de seus pais, teve que ser cancelado pois uma multidão ficou descontrolada ante a expectativa de sua visita.

Ele deliberadamente confrontou tudo: sociedade, sentimentos e emoções. Gravando músicas como Broken Hearts Are For Assholes (Corações Partidos É Coisa De Babacas). A música Jewish Princess (Princesa Judia) ofendeu, errôneamente, a sensibilidade da comunidade judia Norte-Americana, eles enviaram um protesto sobre a canção ao (equivalente americano ao nosso) Ministério das Telecomunicações para que a canção fosse banida da programação das rádios (como se isto fosse preciso…). O LP, Sheik Yerbouti, deu a Zappa sua primeira indicação ao Grammy.

Em Joe’s Garage ele conseguiu ofender aos de sua própria crença com a música entitulada Catholic Girls (Meninas Católicas). Hot Rats, um álbum de jazz-rock, incluiu a famosa Willie The Pimp (O Cafetão Willie). Zappa deixou a comunidade musical boquiaberta quando proclamou sua total admiração ao trabalho do músico Edgar Varèse. Ele conseguiu, mesmo sem formação acadêmica, absorver a essência da difícil música de Varèse’s, isto incentivou Zappa a produzir peças orquestrais admiráveis.

O Zappa escatológico e ‘sexológico’ se contrastam enormemente com o Zappa de uma impecável vida familiar e de total abstenção de álcool e drogas.

Um reflexo inesperado da popularidade de Zappa surgiu na voz de filha adoslecente, Moon Unit, que interpretou o hit Valley Girl, onde ouve-se palavras de um vocabulário bem adulto, gírias das mulheres do Vale de San Fernando, próximo a Los Angeles. Zappa teve sua segunda indicação ao Grammy com Valley Girl.

Seus filhos Dweezil and Ahmet Zappa são também músicos, Dweezil (que tocou com o pai, num palco, pela primeira vez aos 15 anos) lançou um álbum solo (Having’ a Bad Day). Os irmãos estão juntos numa banda denominada Z. Eles já lançaram dois CDs, Shampoohorn e Music for Pets.

Em 1985 Zappa tornou-se a voz que se opunha às atividades do PMRC (Parents Music Resource Center, algo como, Centro de Pesquisa Musical para os Pais), uma organização que acusava a indústria fonográfica de expor a juventude americana ao "sexo, violência, e glorificação das drogas e do álcool." Zappa deu sua opinião de modo bastante incisivo, primeiro numa carta aberta a Ronald Reagan e numa série de depoimentos (bastante divulgados pela imprensa) perante um comitê do Senado americano. O álbum Frank Zappa Meets The Mothers Of Prevention (Edição Americana) contém partes dos depoimentos em meio a muita música.

Em 1988 Zappa estava muito politizado, incentivando o povo a votar e tocando músicas que criticavam a atuação de políticos, durante a turnê Broadway The Hard Way . Em meio a isto tudo ele foi nomeado outra vez ao Grammy pleo álbum Jazz From Hell. Desta vez ele venceu pelo "Melhor Rock Instrumental" mas não compareceu à cerimonia de entrega. Nas palavras de Zappa "…Eu não tenho dúvidas quanto ao que sinto sobre os Grammys. Eu tenho certeza de que são picaretagem. Acho muito difícil acreditar que Whitney Houston é a resposta às necessidades da música Americana." Broadway The Hard Way foi também nomeado ao Grammy como Melhor Álbum de Montagem de Palco (categoria relativa a montagens musicais na Broadway), mostrando a ignorância e incompetência do processo de nomeação ao Grammy.

Em 1989 Václav Havel, Presidente of Checoslovaquia e um fã declarado, pediu que Zappa representasse os interesses comerciais da Checoslavaquia nos EUA.

Em 1990 foi descoberto o câncer na próstata, inoperável, o único tratamento possível era a radiação. A doença forçou-o a parar com todas as atividades, incluindo a carreira política: estaria ele realmente se lançando à presidência?

Em 1991 um show-tributo, Zappa’s Universe, foi planejado para acontecer no teatro Ritz em New York, com a presença de Zappa, mas, por causa de sua doença, não foi possível que ele deixasse Los Angeles, a família, então, anunciou formalmente que ele estava com câncer.

No verão de 1991 o responsável pela Ensemble Modern Orchestra, da Alemanha, que estaria interessada em que ele escrevesse algumas peças musicais para o Festival de Frankfurt em 1992, contactou Zappa. Os resultados desta ‘joint-venture’ é o álbum Yellow Shark, gravado ao vivo nos três primeiros concertos. Zappa tinha a intenção de participar (e reger algumas músicas) nos oito dias do evento, mas a sua doença forçou seu retorno para casa em 22 de Setembro.

Ele veio a falecer em 4 de Dezembro de 1993 ou, de acordo com sua família, "O compositor Frank Zappa saiu para sua última turnê pouco antes das 6 da tarde de sábado, 4 de Dezembro de 1993…"

FRANK, SENTIMOS MUITAS SAUDADES.

(Baseado em N. Slonimsky e W. Ruhlmann)